sexta-feira, junho 28

3

Luto – Porque aceitar uma perda é tão difícil?



             

           Tenho certeza que todos já passaram por isso, mesmo que indiretamente. Todos entendem o significado da palavra e pedem com todas as forças para nunca torna-la presente em sua vida. Mas ela vem às vezes de uma forma tão inesperada, tão de repente que a assimilação do ocorrido é uma tarefa quase impossível. Vale reforçar que o luto é um sentimento de pesar ou de dor pela morte de alguém, vem a ser um processo que nos ajuda a assimilar a perda de alguém que amamos. Sentimentos se confundem, se chocam, se misturam e são liberados em intensidades que variam de pessoa para pessoa e de como o evento ocorreu, os mais comuns são raiva, tristeza, ansiedade, culpa, anseio, solidão e fadiga e todos eles estão diretamente ligados a sintomas físicos como vazio no estômago, aperto no peito, nó na garganta, falta de ar, falta de disposição, entre muitos outros. No velório é quando a realidade aparece como um soco no estômago e nos tocamos de que aquilo aconteceu de fato, fugir dele pode não ser uma escolha sensata, pois pode gerar arrependimento no futuro. O luto geralmente dura de 3 meses a 1 ano, mas alguns casos passam disso devido ao forte trauma. Existem cinco fases para o luto:
             A negação – Surge à primeira fase do luto, é no momento que nos parece impossível à perda, em que não somos capazes de acreditar. A dor da perda seria tão grande, que não pode ser possível, não poderia ser real. Pensamentos mais frequentes: “Isso não é verdade!”, “Vai tudo voltar ao normal amanhã”.
           A raiva – Surge depois da negação. Mas mesmo assim, apesar da perda já consumada negamo-nos a acreditar. Pensamento de “porque a mim?” surgem nesta fase, como também sentimentos de inveja e raiva. Nesta fase, qualquer palavra de conforto, parece-nos falsa, custando acreditar na sua veracidade, evitamos falar sobre o assunto e perde-se a calma com facilidade quando alguém o aborda. Pensamentos mais frequentes: “Isso não é justo!”, “Porque tinha de acontecer justo comigo?”.
             A negociação – Nessa fase busca-se fazer algum tipo de acordo de maneira que as coisas possam voltar a ser como antes. Essa negociação geralmente acontece dentro do próprio indivíduo ou às vezes voltada para a religiosidade. Promessas, pactos e outros similares são muito comuns e muitas vezes ocorrem em segredo. Pensamentos frequentes: “Vou pensar positivamente e tudo voltará a ser como antes”.
            A depressão – Surge quando o individuo toma consciência que a perda é inevitável e incontornável. Não há como escapar à perda, este sente o “espaço” vazio da pessoa que perdeu. Toma consciência que nunca mais irá ver aquela pessoa, e com o desaparecimento dele, vão com ela todos os sonhos, projetos e todas as lembranças associadas a essa pessoa ganham um novo valor. Pensamentos frequentes: “Não posso lidar com isso”, “Nunca mais as coisas ficarão bem”, “Eu me odeio”, “Odeio o mundo”.
           A aceitação – Nessa fase percebe-se e vivencia-se uma aceitação do rumo das coisas. As emoções não estão mais tão à flor da pele e a pessoa se prontifica a enfrentar a situação com consciência das suas possibilidades e limitações. Esta fase depende muito da capacidade da pessoa mudar a perspectiva e preencher o vazio. Pensamentos frequentes: “Não é o fim do mundo”, “Posso aprender com isso, melhorar”, “Darei valor a quem está comigo”.
               
            É importante dizer que essas fases não são lineares, ou seja, elas podem superar uma fase, mas depois retornar e ela por algum motivo, ficar para sempre em uma delas, ou em alguns casos superar rapidamente todas as fases, sendo assim, não há um tempo definido para acontecer. Tudo depende do que a pessoa perdeu, porém, sabe-se que a pessoa leva um tempo considerável para passar da fase da depressão para a fase da aceitação. Algumas pessoas podem levar décadas para se recuperar e outras nunca conseguirão aceitar serenamente a perda, como no caso de uma mãe que perde um filho.
          
           O que eu quero passar a vocês com tudo isso é que o luto é algo tão inevitável quanto à morte. Um dia ela vai bater a sua porta querendo você ou não. O importante é o que cada um está fazendo entre o agora e o que vai ocorrer no futuro. Quem já passou por isso ou está passando, lembre-se que ainda há muitas pessoas que amam você e que querem o seu bem, apesar de difícil, a vida deve continuar, precisamos continuar, não apenas por nós, mas também por quem sente qualquer tipo de sentimento positivo a você. Hoje estou de luto, mas sei que ela não iria querer isso para mim, ela quer que eu viva por mim e por ela. Está foi a minha lição de vida.  
Já disseram hoje que amam seus filhos, pais, avos, netos, primos, amigos?
            Amanhã pode ser tarde.

“Para todo fim, a um novo começo”
                               

3 Bilhões de Comentários:

  1. A dor é imensa, as lembranças são fortes, a vontade de desistir é grande. Um misto de sentimentos que vai do amor a dor. Da raiva a alegria das recordações. A vida perde a graça e o sol fica sem brilho. Mas a vida continua por mais difícil que seja a estrada continua. A aceitação vem com o tempo e tudo se encaminha.. As recordações são o que matam a saudade.. Infelizmente a vida tem a estranha mania de tira de nós o que mais amamos. Mas o percurso de viver tem que continuar.. E quando existem pessoas que cuidam e nos amam verdadeiramente a caminhada é mais fácil e menos dolorida. O sol volta a ter brilho e percebemos que viver vale a pena. Nenhuma pessoa substitui outra, mas faz a vida valer a pena e encontra a graça de viver. Que dor nunca seja maior do que a graça e alegria de viver. :)

    ResponderExcluir
  2. Sim,a dor é imensa,cruel,não poupa este ou aquele. Mas depois de um tempo sofrendo,negando,barganhando e enfim aceitando,nos resta uma lição maravilhosa(é,a dor é ótima professora,acredite!),viva o hoje,ele literalmente só vale pra hoje,sem direito a bônus,diga aqueles que ama o tamanho do seu afeto sem medo de ser piegas,aliás na minha opinião os mais felizes são os exagerados..O amanhã nasce trazendo uma caixa de surpresas que podem ser boas ou não tão boas assim e o que é pior,não podemos dar uma espiadinha para nos preparar para o que esta por vir. Então,faça o que tiver de fazer,viva o que tiver de viver,diga o que tiver de falar,abrace,beije,e não tenha vergonha de dizer eu te amo. Amanhã pode ser tarde.

    ResponderExcluir
  3. Estou clamando, estou pedindo
    Só Deus sabe a dor que estou sentindo
    Meu coração está ferido
    Mas o meu clamor está subindo [...] Fernanda Brum
    Essa e a musica que não paro de ouvir, pois me conforta neste momento de dor que estou passando.
    Meu avô faleceu nesta tarde de segunda feira 26/08/2013..
    Hoje no seu velório, escutava vozes igual a dele e tinha a sensação de que ele tava sorrindo pra mim e que a qualquer momento ele ia se levantar de lá.
    Ai meu Deus, que dor, que sofrimento. E muito difícil aceitar a separação da carne, principalmente quando a perda é repentina.
    Eu ainda tenho esperança que ele vai voltar e me ver formada, assim era o sonho dele. Estou cursando a faculdade de direito e ele fazia planos pra minha formatura, disse que nao ia perder por nada esse momento.
    Sabe, deu vontade de desistir de estudar.. mas quando me lembro das palavras dele, vejo que nao posso fazer isso, pois mesmo que ele não esteja aqui, ele esta no céu sentado ao lado direito de Deus pai, cuidando de mim.
    E um recado eu deixo aqui: Dê valor a quem te ama, antes que seja tarde demais!

    ResponderExcluir